sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

A arte de representar

Através do convívio com pessoas que realmente vivem o Carnaval em sua forma mais plena e original, pude perceber que essa paixão pode ter bases ainda mais fortes e fundamentadas do que se imagina. Mal virou o ano, e como acontece tradicionalmente, as atividades de preparação para a maior festa popular do país estão a todo vapor.

Alguns municípios ainda estão em fase de escolha de suas cortes. Pelotas realizou na última semana o concurso que definiu as soberanas do Doce Folia. Em meio a tanta expectativa com a escolha e agora os atuais comentários sobre os holofotes se voltando para as novas representantes da folia na Princesa do Sul, me pergunto o que mobiliza essas jovens a ingressar em um concurso do tipo. Para uns a resposta poderia ser apenas vaidade, ou desejo de fama momentânea; para outros a paixão pelo carnaval.

Independentemente dos cidadãos serem adeptos ou não ao carnaval – já ouvi pessoas falarem, inclusive, que detestam o evento, outras alegam que gostam, mas que a festividade lhes apresenta uma conotação negativa – a festa de momo vai muito mais além para aqueles que a vivem de coração.

Brigas, marginalidade, vandalismo e diversas formas de comportamentos inadequados os quais, muitas vezes, são atribuídos à festa, não são práticas provenientes das pessoas que realmente sabem o real significado do carnaval. Essa realidade, no entanto, não é percebida por grande parte da população, que de um lado discrimina e marginaliza o evento, e por outro é reforçada através pessoas que não sabem aproveitar a festa e acabam contribuindo para esse desvio com as piores atitudes durante os festejos.

Reverter essa realidade é uma das funções das soberanas do carnaval aqui em Pelotas, conscientizar a população, tanto a que desconhece a verdadeira beleza e cultura carnavalesca, quanto aqueles que atuam para depreciá-la. Mais do que apenas levar a público o nome de suas entidades, ou realizar um sonho pessoal, a rainha e princesas do carnaval passam a ser as porta-vozes da cultura carnavalesca e atuam agora na busca de uma conscientização coletiva sobre o verdadeiro carnaval. A isso denomino, a arte de representar.


Texto escrito por Andressa Barbosa e veiculado no Jornal Tradição Regional.
Inspirado na paixão que demostram as irmãs Fernanda Fersula (Rainha da Escola) e Michele Fersula (Madrinha de Bateria e atual rainha do Carnaval de Pelotas).

Nenhum comentário: